Quantidade de Páginas visitadas

ARTE PARANAENSE, UMA ILUSTRE DESCONHECIDA
Quando pensamos em arte logo vem em nossa mente nome de monstros consagrados como Leonardo da Vinci, Van Gogh... Alguns até arriscam dizer Tarsila do Amaral, Candido Portinari. Mas quando perguntamos pelos artistas paranaenses, dá um vazio, ninguém lembra. Este ano os alunos dos 1º Anos do Ensino Médio, estudaram Arte Paranaense, tiveram a oportunidade de conhecer artistas clássicos como Alfredo Anderesen, Lange de Morretes, Zaco Paraná... alguns artistas modernos como Poty Lazzarotto, Erbo Stenzel... e também alguns contemporâneos como Dirceu Rosa, Rogério Dias... A proposta de trabalho era produzir uma nova composição misturando obras dos artistas paranaenses, dos clássicos aos contemporâneos. O resultado ficou incrível, mostrando o grande potencial criador dos nossos alunos.

Parabéns a todos!!!
RETORNO ÀS AULAS
Os educadores, em assembleia decidiram retornar ao trabalho.
O Colégio Costa e Silva, informa que nesta quarta-feira, 30 de abril, as atividades escolares retornarão ao normal.
A Direção
COMUNICADO DE DISTRIBUIÇÃO DE AULAS
MENSAGEM AOS ALUNOS
AULA PRÁTICA DE GEOGRAFIA

Alunos do 2º ano Rui Barbosa e 2º Ano Milton Santos – Ensino Médio – visitaram a indústria de Refrigeração Gold Scrin em Cianorte, acompanhados pela Professora Marli Maria Brondani Moreira, disciplina de Geografia.

A visita teve como objetivo conhecer o processo de industrialização de bebidas, destacando matéria-prima, tecnologias, mão de obra, produção e distribuição de produtos.

Essa atividade extraclasse está inserida no Plano de Trabalho Docente da Professora e contou com a disponibilidade da empresa para concretizá-la, transformando essa experiência numa ação educativa.

PROJETO DE LEITURA – BIBLIOTECA

As histórias estão presentes há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidada afetivo, á construção da identidade ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima o aluno do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Com o objetivo de: a) aproximar os alunos do universo escrito, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. b) incentivar a prática de leitura aos educandos, valorizando a importância de sermos um bom leitor.

Este projeto foi desenvolvido para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, obtendo o seguinte resultado; “classificação por turma, do 1º ao 3º”

Período Matutino

6º ML: Gabriele da Silva; Julia Darc; Maria Gabriele.

6º EC: Ariane Lourdes; Adalgisa Gabriele; Wisllane Cristina.

6º MA: Rafaela Castoldi; Geovana Yasmin; Kaio Augusto.

7º MA: Vinicius Ferreira da Silva; Milena Amancio Ribeiro; Gabriel de Jesus Lima.

7º AA: Rafaela Lorena Sander; Natalia Castilhos; Matheus Berci.

7º JA: Vitor Manoel; Carolaine Cristina; Vitória Catarina.

Período Vespertino

6º GR: Rodrigo Miranda; Vitória Tenfen de Souza; Giovana da Silva.

6º RR: Marcos Henrique da Silva; Gabriel Fernandes; Leonardo de Jesus.

6º MB: Jaqueline Pereira da Silva; Gabriel R Araujo; Klívia Melo dos Santos.

6º RQ: Denise Alexandre da Silva; Maria Eduarda da Silva; Kluivet Militão dos Santos.

7º ZA: Eduardo Costa dos Santos; Ângela Aparecida Dias; Paola Nicolau.

7º HVL: Kelly Cordeiro de Pinho; Daniele Modos Barbosa; Paulina Graziele.

7º GD: Rayres Nascimento; Vanessa dos Santos; Larissa Braga.

CULTURA CIRCENSE

O Colégio Estadual Marechal Costa e Silva abre espaço mais uma vez para a cultura.

Alunos visitam o circo.

PALESTRA SEXUALIDADE

A direção do Colégio parabeniza a Pedagoga Onice de Fátima Rosa, que preparou e ministrou a Palestra: Sexualidade e Gravidez na Adolescência para os alunos do 6º e 7º ano.

ICTIOSE - CRIATIVIDADE A FLOR DA PELE

A Professora Iracilda ilustra aula de Genética: Herança de Sexo, com a visita do menor João Vittor da Silva, portador da doença Ictiose Congênita, que veio acompanhado pela mãe a Sra. Piedade. Os alunos do 3º Heródoto do período matutino, além de aprender o conteúdo deram um show de solidariedade, arrecadaram alimentos e brinquedos, doaram para a família da criança.

Parabéns à Professora e aos alunos do 3º ano, por fazerem a diferença.

Saiba mais sobre a doença no www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/164.pdf  

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

A direção do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, reúne professores e funcionários para definir o calendário escolar 2014.



5 ° OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

5 ° Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorre desde 2009, destinada aos alunos do oitavo, nono e todas as séries do Ensino Médio de todo o território brasileiro, sendo um sucesso a cada ano. Este ano contou com a participação de duas equipes de alunos do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva.

As equipes participantes: Imperiumm (Fernando Domingos Ribeiro, Anderson Perini dos Santos e Matheus Claudino Galvão) e a Story (Natalia Aparecida Tavaglia de Oliveira, Caroline Bruna Ganancio e Keyla Gabrielli Ganancio).

A Equipe Imperiumm foi a representante de nosso Colégio que foi mais longe na participação da 5º Olimpíada Nacional em História do Brasil, chegando na 4º fase.

SEMANA NACIONAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Com o objetivo de conscientizar os alunos em relação ao trânsito seguro, a Direção do Colégio convidou o Sargento Joelias, Comandante do destacamento da Polícia Militar de Cidade Gaúcha, para proferir palestra para todas as turmas da escola.

INSCRIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Estão abertas as matrículas para EJA (Educação de Jovens e Adultos) Ensino Médio. Interessados procurar o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva,  nos dias 02 a 06  de setembro de 2013.

IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Neste dia 28 de agosto de 2013, foi realizada a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Evento promovido por uma parceria da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Ministério do Meio Ambiente e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação.. Com a presença de autoridades locais, pais e alunos do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva. A palestrante Vera Lucia Viana Leite, enfatizou a importância da conferência que tem por objetivo transformar a nossa escola em um espaço educador sustentável na nossa comunidade.

INFORMAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

A Polícia Militar de Cidade Gaúcha - PR, vem informar a população deste município, que após o dia 10/09/2013, haverá mudança no telefone 190 para o telefone 99930057, por motivo de estar havendo ligações irregulares dificultando o bom serviço prestado da Polícia Militar. Informando ainda, que as ligações serão identificadas e se houver irregularidades os responsáveis serão punidos pela justiça conforme consta na Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, Art. 340. Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que saberão se ter verificado, com pena detenção, de um ano a seis meses, ou multa. 

Polícia Militar  Fone: (44) 99930057






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito