Quantidade de Páginas visitadas

HISTÓRICO

A Escola Normal Colegial Estadual de Cidade Gaúcha foi fundada pelo decreto 8.270 em 30/12/67. Em 1968 iniciou suas atividades docentes com duas turmas de 1as séries, somando um total de 53 alunos e 09 professores.
Com a criação da Escola Normal Colegial Estadual Marechal Costa e Silva, sentiu-se a necessidade da criação de uma escola primária anexa à Escola Normal, onde as alunas estagiárias poderiam pôr em prática os conhecimentos recebidos e estar em contato com as crianças, como também aplicar seus princípios didático-pedagógicos.
De acordo com o Decreto nº. 21881 de 11 de dezembro de um mil novecentos e setenta (1970), o Senhor Governador do Estado do Paraná, usando de atribuições que lhe confere o artigo 47 item XVI da Constituição Estadual e sob proposta da Secretaria de Educação e Cultura decreta: “Fica criado o Grupo Escolar Mal. Costa e Silva no município de Cidade Gaúcha”, onde a partir de 1971 foi implantado a 1ª a 4ª série primária alterando o número de alunos para 208 alunos.
Ainda no ano letivo de 1970, a escola em pauta funcionou como extensão do Grupo Escolar Dom Bosco, tendo como Direção a mesma da Escola Normal Colegial da qual era anexa.
De 1970 a 1976 a referida escola funcionou em prédio particular “Maria Goretti”, situada à Avenida Marechal Rondon, nº. 1951. A partir de maio de 1976, passou a funcionar em prédio próprio do Estado, construído em estilo arquitetônico moderno, situado à Rua Vasconcelos Jardim, s/n.
Em 1975 foi autorizado o funcionamento do 2º grau habilitação em Magistério e Contabilidade passando a denominar-se colégio Estadual Marechal Costa e Silva – Ensino de 1º e 2º Graus.
O Colégio atendia a população do município de Cidade Gaúcha, e a região com extensão em Tapira e Nova Olímpia.
Em 1977 foi autorizado pela Secretaria Estadual de Educação o Curso Técnico em Contabilidade.
Com a reorganização das escolas Públicas do Paraná em 1983, houve a junção do Grupo Marechal Costa e Silva com a Escola Normal Colegial Estadual de Cidade Gaúcha, assim o Colégio passa a denominar-se: Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – Ensino de 1º e 2º graus.
A partir da municipalização do Ensino de 1ª a 4ª série, ocorrida em 1999, o Colégio passou a denominar-se Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – Ensino Médio e Profissional.
No início de 2002 o Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, recebe em suas dependências todos os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Arthur Bernardes, com a junção o Colégio passa a oferecer o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e a denominar-se Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – Ensino Fundamental e Médio, onde são atendidos 1367 alunos (incluindo CELEM), distribuídos em três turnos




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito